Como Planejar melhor suas Finanças para o Final do Ano?

Casal usando um laptop e um cartão de crédito enquanto faz finanças

Planejar as finanças para o fim do ano é uma ótima ideia para se preparar financeiramente para enfrentar os gastos típicos desse período, sejam presentes, viagens, festas e outras despesas extras. Muita gente acaba se envolvendo em uma bola de neve após comprar os itens para as ceias em família para o Natal e o Ano Novo, gasta demais com decoração e outros relativos as datas de fim de ano.

O resultado disso pode ser ficar com as finanças totalmente descontroladas e perceber que extrapolou e muito o orçamento de quanto realmente deveria gastar. Após os presentes de Natal, vem o presente de grego em janeiro: as faturas altíssimas. Por isso se planejar é tão importante para se livrar de ficar endividado e ainda guardar uma graninha pra aproveitar os festejos de fim de ano. Veja algumas dicas que você pode seguir para planejar suas finanças para o fim do ano:

 

Avalie sua situação financeira

Analise seus gastos e ganhos, anote despesas e dívidas pendentes. Isso vai te ajudar a enxergar a sua situação financeira com mais clareza.

Além disso, dessa forma você também irá compreender a sua real situação de maneira mais racional. Isso pode te ajudar a repensar o que cabe e o que não cabe no seu orçamento e quais gastos compensam ou não.

E também vale para fazer reajustes na forma como você está cuidando do seu dinheiro mais do que apenas para se preparar para o fim de ano. Educação financeira pode te trazer muitos benefícios a médio e longo prazo.

 

Estime seus gastos

Separe um tempo para fazer uma lista enumerando os gastos que você já sabe que terá no fim de ano, como por exemplo a média de valor que costuma gastar com itens para a ceia, presentes e decoração.

Dessa forma fica mais simples definir uma média de quanto precisará ter em mãos para cada item da sua lista. Assim você pode criar metas para juntar parte do valor seja em espécie, deixando numa conta que não usa frequentemente para não cair em tentação, ou em limite no cartão de crédito, sempre levando em conta a sua realidade financeira.

 

Crie um orçamento

Com base na sua avaliação financeira e nas estimativas de gastos, crie um orçamento para o período de fim de ano. Defina quanto pretende e pode gastar com cada coisa que planeja.

E é muito importante manter-se dentro dos orçamentos quando for colocá-los em prática na hora das compras. Não adianta definir quanto pode gastar e cair em tentação quando se deparar com as promoções, viu?

 

Faça uma lista de presentes e pesquise preços

Se você planeja comprar presentes, faça uma lista das pessoas que deseja presentear e defina um orçamento para cada presente. Isso irá te ajudar a ficar mais ligado nas promoções que se encaixarem na sua lista, porque fica mais fácil saber por que ofertas procurar quando já se pensou bem sobre o que comprar.

E durante sua pesquisa de preços, talvez você até ache outras alternativas de presentes mais econômicos e que também caberão bem no gosto dos presenteados.

 

Economize antecipadamente

Se você já sabe que terá despesas extras no fim do ano, comece a economizar antecipadamente. Afinal, não adianta correr para se organizar já em cima da hora. É como já dizia o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”.

Estabeleça um plano de economia mensal e reserve uma quantia específica de dinheiro para essas despesas. Assim você irá guardar dinheiro dentro das suas reais possibilidades e não sentirá os impactos dos gastos de fim de ano todos de uma vez, o que colabora para evitar uma maior pressão financeira no final.

 

Considere alternativas mais baratas

Caso perceba, após analisar a sua real situação financeira, que ceias muito elaboradas e presentes muito caros não se adequam ao seu orçamento, repense sobre a proporção que deseja que seus gastos tomem.

Comemorações mais intimistas também podem ser muito bem aproveitadas e serem memoráveis, passando longe de deixar as datas ficarem em branco. O mesmo vale para os presentes, já que escolher itens que mostrem que você pensou com carinho antes de comprar pode ter mais valor sentimental do que o preço propriamente dito.

 

Não deixe de atualizar seu plano

Ao longo do ano muita coisa pode mudar e isso deve ser sempre atualizado no seu planejamento. Desta forma você pode ir fazendo ajustes que te possibilitarão acompanhar mudanças em diversas situações que incluem sua renda e seguir com um plano realista e que compense.

Se você não acompanhar o fluxo que as coisas tiverem ao longo dos meses, pode acabar topando com imprevistos no fim do ano e até mesmo tendo que abrir mão de algumas coisas que planejou.

 

Conclusão

Juntar dinheiro pode não ser tarefa fácil, ainda mais com o custo de vida elevado de hoje em dia e os itens sofrendo aumentos de preços constantes. E é por isso que não seria boa ideia deixar tudo para cima da hora.

Se planejar com mais tempo te dará mais alívio financeiro e irá causar menos impacto na sua renda. Assim você não abre mão da satisfação de passar pelo período de fim de ano conforme prefere e não entra o ano seguinte atolado em dívidas.

 

 

Texto Originalmente Publicado em: https://getfinancas.com.br/blog/como-planejar-melhor-suas-financas-para-o-final-do-ano

Clube de Ofertas Black Friday - Descontos o ano inteiro

destaques