Compras de Natal – Comprar no Cartão de Crédito vale a Pena?
E a época com o clima mais mágico do ano já chegou: o Natal! Casas enfeitadas com luzes que ficam ainda mais lindas a noite, fachadas com decorações que nos fazem sentir o clima Natalino e aquela nostalgia que nos faz parar para pensar o quanto o tempo passou rápido.
Embora estar com a família seja importante todos os momentos, essa é uma época onde é costumeiro se reunir para comer verdadeiros banquetes.
E juntando a decoração com as comidas feitas, acabam sendo muitos gastos. Nem sempre se tem o dinheiro todo em mãos para dedicar exclusivamente a ceia de Natal e as decorações.
Porém acredite, o cartão de crédito pode ser um grande aliado nesse momento. Se você é do tipo que preza por não entrar o ano com dívidas, já adianto que é melhor poucas e suaves parcelas, com uma mesa farta num momento especial, do que comprar tudo no dinheiro e se enrolar tirando de seus gastos pontuais. Então aqui vão dicas de como fazer compras de Natal no cartão de crédito.
Confira seu crédito disponível
Antes de qualquer coisa, verifique quanto de limite de crédito você ainda tem disponível. Esse deve ser o ponto inicial para a organização.
Fazendo isso, você pode prosseguir para a próxima etapa, pois terá certeza do que seu limite em crédito poderá cobrir no orçamento.
Faça um orçamento
Em complemento com a etapa anterior, você deve definir um orçamento. É muito bom ver a família reunida com a mesa cheia. E é possível sim e gastando menos.
Uma dica é trocar as sobremesas mais caras pelas mais em conta, com menos ingredientes e menos custosas. Na internet há muitas sobremesas com um custo-benefício muito bom.
Anote um orçamento de quanto você poderia gastar para não se endividar demais. Também em quantas parcelas você poderia pagar para não comprometer demais sua renda por meses.
E você deve seguir esse orçamento a risca. Nem sempre o cartão de crédito é o vilão, a compra sem controle é que o usa como instrumento. Então mantenha o foco.
Seja realista. Defina um orçamento dentro de quanto você realmente pode gastar dentro da sua atual realidade financeira, respeitando seus ganhos e considerando seus gastos pontuais.
Combine com seus parentes
Outra forma de economizar, caso você vá receber visitas, é pedir que cada um leve uma sobremesa ou salgado. Assim pesa menos no seu bolso e a mesa fica farta.
Essa é uma ocasião onde isso não soa nada rude e que te ajuda a desafogar um pouco mais dos gastos. Afinal de contas, todos vão comer, não custa nada colaborarem um pouco. Esse é o famoso “espírito Natalino”.
Faça uma lista detalhada
Essa parte pode dar trabalho, mas compensa. Separe um tempo para fazer uma lista detalhada do que irá comprar.
Essa lista deve cobrir itens de mercado, da ceia de natal e sem esquecer os descartáveis.
Ela também deve incluir itens de decoração como pisca pisca e guirlandas comemorativas, caso você seja do tipo que gosta de espalhar a magia do natal pela sua casa.
E se ainda couber no orçamento, escreva também sua lista de presentes. Caso o orçamento fique apertado para esta parte, a sugestão é comprar caixas de bombons, saquinhos, lacinhos e dar lembrancinhas a cada um. O que mais vale não é o preço, mas sim o valor do gesto e mostrar que se lembrou com amor de cada um dos seus convidados.
Reforçando que todas essas compras devem caber dentro do seu orçamento total, seja ele todo no cartão de crédito ou mesclado com outro meio de pagamento.
Se conseguir guardar um dinheiro, some com o crédito
Caso possua um dinheirinho em mãos, some com o limite que irá gastar no crédito. Assim você levará uma dívida menor para próximo ano e sairá com todas as suas compras.
E, ao fazer seu orçamento, ficará mais claro para você em quantas vezes você deve pagar aquela dívida. Caso possível, dívida no menor número de parcelas possíveis. E até mesmo passe à vista no cartão caso você note que caberá no orçamento.
Isso porque você, além de arrastar uma dívida por muito tempo, dependendo do cartão um número maior de parcelas gera mais juros.
Conclusão:
Que o seu Natal seja repleto de excelentes momentos em família, que não falte união, mesa farte e acima de tudo: que não falte amor, saúde e paz no seu lar.
Utilize as nossas dicas, feitas com carinho para você conseguir deixar de ver o cartão de crédito como um vilão e aprender a utilizá-lo a seu favor.
E o melhor de tudo: dependendo de onde você utilizar o cartão e de qual cartão for, ainda vai receber parte do seu dinheiro de volta como cashback. Se informe com a Instituição responsável pelo seu cartão.
Hohoho! Aproveite as nossas dicas, sejam bons meninos e meninas e Boas Festas!