Dia do Orgulho LGBTQIAP+ - Qual a História da Data e seu Impacto no Mercado?

Homem com saco reutilizável do arco-íris e emblema lgbt, mês do orgulho

O mês de junho, além de ser o Mês dos Namorados, também celebra a diversidade e o respeito a causa LGBTQIAP+. Ganhando espaço através de muita luta, esta comunidade ainda tem um longo caminho a percorrer pela frente até chegar em uma sociedade igualitária e que lhe respeite.

Inclusive, mesmo se você não fizer parte, é importante se informar e abraçar a causa para criar uma corrente de empatia. A empatia é uma força potente contra o preconceito e as muitas violências direcionadas a minorias.

E sabendo da importância de se aliar, e de se informar, veja fatos interessantes sobre o dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ e seus impactos no mercado.

 

A história do Dia

A origem é datada no ano de 1969. Na época, nos Estados Unidos havia leis que infelizmente criminalizavam a homossexualidade e quaisquer expressões de liberdade de gênero que fugissem das consideradas tradicionais. Bares passavam por checagem policial periodicamente e os homossexuais sofriam muitas represálias durante essas vistorias.

Por conta disso a perseguição, discriminação e até mesmo a violência clara contra pessoas homossexuais eram muito banalizadas pela sociedade, e crimes frequentemente não eram levados em consideração como deveriam.

Em Nova York, situado no bairro de Greenwich Village, havia um bar chamado de Stonewall Inn. Ele era um bar da comunidade LGBTQIAP+ e lá muitos se sentiam acolhidos. Por conta do preconceito escancarado e a perseguição pela sociedade, ali as pessoas podiam ser quem eram e se divertir sem terem que se preocupar com os padrões.

Aliás, não sem terem que se preocupar, já que após saírem se deparavam com a triste realidade das desigualdades sociais sofridas por homossexuais.

E no dia 28 de junho de 1969, o bar Stonewall Inn seria palco de um marco até os dias de hoje para a comunidade. Após mais uma das frequentes batidas policiais, em vez de aceitarem as represálias, o preconceito e a violência por parte dos policiais, as pessoas presentes se uniram e decidiram protestar pelos seus direitos.

Foi aí que funcionários e clientes decidiram não se render, mas sim resistir e fazerem valer o seu direito de terem voz ativa. A revolta ganhou força e mais pessoas pelas ruas decidiram se juntar.

A partir daí houve vários confrontos violentos entre a polícia e a comunidade LGBTQIAP+. Unidos, bravamente seguiram manifestando por vários dias, mesmo diante das represálias sofridas.

O dia 28 de junho, além de ser conhecido como O Dia do Orgulho Gay, também ficou conhecido como A Revolta de Stonewall, fazendo referência e celebrando a bravura de todos os que se colocaram em risco para defender a causa com unhas e dentes.

Este dia datou um marco de início de manifestações que se estendem até os dias hoje. Todos os anos, espalhadas pelo mundo, são organizadas Paradas do Orgulho LGBTQIAP+. Inclusive foi apenas um ano depois da Revolta de Stonewall, em 1970, que foi organizada a primeira dessas Paradas.

A primeira parada aconteceu em homenagem aos eventos em Stonewall e ocorreu em Nova York. Ela é considerada a precursora dos desfiles espalhados pelo mundo até os dias atuais.

E é por isso que o dia 28 de junho ficou marcado como o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Ele homenageia a coragem, resistência e força que gerou a união das pessoas em Stonewall. Todos eles, assim como muitas pessoas hoje, lutaram bravamente pelos direitos e igualdade.

Esse é um marco para a Comunidade LGBTQIAP+ e a partir de lá mais pessoas se sentiram incentivadas a protestar. Hoje em dia já não é mais apenas o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, mas sim o mês todo em menção a importância de se atentar para as necessidades dessas pessoas que ainda sofrem muita discriminação.

 

Os impactos do Dia do Orgulho no mercado

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é extremamente relevante atualmente. A conscientização a respeito da causa tem crescido debaixo de muita luta e isso reflete em vários setores da sociedade, inclusive no mercado.

E falando do mercado, um impacto gerado nele são as muitas estratégias de marketing direcionadas a comunidade LGBTQIAP+. Muitas empresas hoje em dia reconhecem a importância de abraçarem a causa e se aliarem a sua luta pelos direitos igualitários.

Essas ações procuram atrair visibilidade para a importância da causa e também envolver e acolher consumidores LGBTQIAP+, gerando identificação e promovendo informação que visa ajudar a dissipar preconceitos.

Além disso, muitas empresas têm colocado em prática políticas internas em apoio a funcionários LGBTQIAP+. Entre elas estão programas de diversidade, licença parental igualitária, cobertura de saúde e suporte para transição de gênero e iniciativas antidiscriminação.

Essas são conquistas que são resultados da força da mobilização e conscientização, obtidas através de muita luta ao longo dos anos. E apoiar as empresas que entendem a importância do seu papel social é também uma forma de abraçar a causa, já que além de colaborarem na busca por mais respeito para a comunidade LGBTQIAP+, muitas também ajudam financeiramente.

Essa ajuda se dá quando empresas envolvidas com a causa revertem parte dos seus lucros ou fazem doações para instituições que acolhem pessoas LGBTQIAP+ e seguem em favor de seus direitos.

Tanto a comunidade LGBTQIAP+, como também apoiadores da causa, hoje em dia se mantém atentos aos posicionamentos das marcas. Dia após dia estão ganhando força e chegando mais próximos de um mundo que verdadeiramente igualitário para todos, sem fazer distinção de gênero ou orientação sexual.

 

Conclusão

Ainda há um longo caminho a ser percorrido rumo a uma sociedade que realmente seja igualitária e respeite a todos devidamente. E é por isso que cada um deve fazer a sua parte se informando, compartilhando conhecimento e abraçando a causa.

Assim como em Stonewall, a união ainda faz a força nos dias de hoje e para que continue fazendo depende da tomada de consciência de cada um de nós. Viva a diversidade, o amor entre as pessoas e o direito de ser feliz a sua maneira!

Clube de Ofertas Black Friday - Descontos o ano inteiro

destaques