Educação Financeira - Vale a pena fazer um empréstimo para organizar as dívidas?

Mãe solteira afro-americana com muitas dívidas sentindo estressado calculando finanças.

Muita gente torce o nariz quando o assunto é empréstimo. Ele virou sinônimo de dor de cabeça, de estresse financeiro, de bola de neve de dívidas. E para falar a verdade, em muitos casos pode ser mesmo.

É preciso analisar bem individualmente cada caso antes de decidir se o empréstimo é mesmo uma boa ideia ou uma furada. É possível sim que ele seja um aliado. Então será que compensa mesmo pegar um empréstimo para organizar as dívidas?

 

Honrar a sua finalidade original

Tudo o que será falado aqui neste artigo é muito importante, mas esse título resume e é o ponto chave. Se você pretende fazer um empréstimo para quitar outras dívidas, fugir disso só vai te fazer acumular mais uma.

Tem muita gente que possui muitas dívidas com empresas distintas e por motivos diferentes e, por isso, acaba escolhendo fazer um único empréstimo para unificar essas despesas.

Nesse caso, se a finalidade for respeitada, pode sim ser uma boa ideia. Dessa forma fica mais simples se organizar, devendo e pagando a apenas a uma única instituição uma parcela única mensalmente.

Porém nada de crescer os olhos e desviar da rota. Se pegar o empréstimo e desviar do foco original, tudo o que você irá conseguir somar é mais uma dívida.

Então tenha foco. Se for pegar o empréstimo para quitar outras dívidas, use o valor realmente para a finalidade que você se propôs.

 

Porém atenção!

Antes de simplesmente sair pegando um empréstimo, você deve analisar sua situação com sobriedade, refletir se realmente iria compensar, pesquisar e levar muito a sério a taxa de juros.

Se a taxa for muito alta, você pode sentir o efeito contrário. Em vez de ajudar a quitar as suas outras dívidas e ficar com uma só, você pode ser sufocado por juros tão altos que vão piorar o problema em vez de resolvê-lo.

Então atenção redobrada a taxa de juros. Analise todas as opções disponíveis no mercado para você e escolha aquela cujo a taxa de juros será mais proveitosa para o seu caso.

 

Será que vale a pena?

Reflita sobre o custo total do empréstimo e leve em conta o custo total das suas dívidas. Devido às taxas de juros, quando chegar na hora de analisar ao todo pode não compensar.

Então reflita se, a médio e longo prazo, conforme você for pagando, irá compensar realmente. Se esse total irá cobrir as despesas que tem, te deixando com uma parcela única que realmente te ajude a se reorganizar e tornar a colocar sua vida financeira nos eixos.

 

Atenção ao ponteiro do prazo!

Fazer dívidas com suaves e distribuídas parcelas, que comprometam pouco sua renda mensal, pode ser realmente tentador, não é mesmo?

Mas os efeitos serão sentidos a longo prazo. Ficar muito tempo com uma obrigação descontando na sua renda pode ser algo que comprometa muito seu orçamento e te dê o efeito contrário ao sentido original de pegar o empréstimo.

Sem contar que, quanto menor a parcela, além dela ficar mais tempo descontando na sua renda, a taxa dos juros no fim das contas também será maior.

Ou seja, nesse caso de grão em grão a galinha enche o papo... de dívidas! E você quer justamente o contrário, quer reorganizar a sua vida financeira. Mas então como escolher a melhor opção?

 

Analise as opções no mercado e a sua própria situação

Faça uma análise debaixo de muita pesquisa sobre as opções oferecidas, sobre os termos que as envolvem.

Leve em consideração a parcela de juros, a quantidade de parcelas e a confiabilidade da instituição que você escolher. Escolha bancos já conhecidos, que não vão te colocar em furadas que aumentarão a sua dor de cabeça, como por exemplo o Banco Pan que já é conhecido no mercado e leva confiança no nome.

Não deixe de ser realista sobre a sua situação. Escolha com sabedoria e levando em conta a sua própria situação financeira.

Avalie quais condições vão suprir melhor a sua necessidade de quitar outras dívidas sem que ocorra um estrangulamento financeiro.

Reflita sobre sua real situação e escolha aquela opção que irá cumprir a sua finalidade original, que é quitar suas dívidas, tirar a corda do pescoço e ir colocando sua vida financeira de novo nos eixos.

Clube de Ofertas Black Friday - Descontos o ano inteiro

destaques