Mês da Diversidade - Conheça as Maiores Campanhas pela Diversidade LGBTQIAP+
Em junho é comemorado o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, como iniciativa para celebrar a diversidade e apoiar a essa comunidade que ainda tem muito a reivindicar. Mas não é só neste mês que ocorrem campanhas importantes para a temática.
Ao longo do ano, são celebradas datas que visam conscientizar a respeito de pautas muito importantes para caminharmos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. Conheça as principais campanhas pela diversidade LGBTQIAP+.
Como Junho se tornou o Mês do Orgulho?
Uma das principais campanhas é justamente o Mês do Orgulho, celebrado em junho. O mês é tomado como um período de conscientização, onde muito se fala a respeito do grande preconceito e dos impactos da violência sofridos por pessoas queer.
A história tem início lá em 1960, nos Estados Unidos, período marcado por muitas lutas por direitos civis vindas de vários segmentos da sociedade. Até hoje, em pleno 2023, ainda há muita desigualdade e falta de direitos básicos, e naquela época isso era ainda mais evidente.
Por conta do preconceito escancarado, poucos bares aceitavam a entrada de pessoas queer e, onde aceitavam, frequentemente havia vistorias de policiais. Porém, na madrugada do dia 28 de junho de 1969, isso gerou uma grande revolta.
O que aconteceu foi que, em Nova York, policiais foram inspecionar um bar gay chamado Stonewall Inn. Foi então que clientes do bar e moradores de Greenwich Village, bairro onde estava localizado o bar, se mobilizaram para ir às ruas durante seis dias protestar.
Como uma injusta resposta, a polícia tentou silenciá-los com violência. Este fato ficou conhecido como Rebelião de Stonewall e até hoje é um marco para o movimento dos direitos LGBTQIA+.
E o Dia do Orgulho Gay agora se estende pelo mês de junho. Ao longo do mundo, são várias feitas paradas, manifestações e eventos que visam conscientizar sobre pessoas que foram vítimas de crimes de ódio só por serem LGBTQIA+.
Dia da Visibilidade Transgênero
O Dia da visibilidade Transgênero, também conhecido como Transgender Day of visibility, é datado no dia 31 de março. O objetivo é promover a conscientização sobre questões importantes para a comunidade, como também sobre seus direitos, e celebrar a diversidade.
O Dia da Visibilidade Transgênero começou a ser comemorado no dia 31 de março, no ano de 2009, após a ativista trans estadunidense Rachel Crandall chamar a atenção para a importância de momentos de conscientização sobre os muitos problemas enfrentados pela comunidade ao redor do mundo. Já no Brasil, a data fica por conta do dia 29 de janeiro.
Com o crescimento das redes sociais, muitas histórias deste grupo ficaram conhecidas e há muitos influenciadores que compartilham informações importantes para a causa. Infelizmente, muitos dos relatos deixam claro o quanto o caminho para chegar no ideal ainda é extenso.
Na data, muitas pessoas trans compartilham suas experiências e histórias vivendo numa sociedade que ainda precisa progredir muito até que chegue a ser igual para todos. E mesmo se você não se enquadra no grupo, é muito importante colaborar para que essas pessoas tenham voz.
Não deixe de se informar sobre a causa, nem de compartilhar seu conhecimento a respeito. Dessa forma você colabora para uma sociedade mais próxima de ser justa e respeitosa para todos.
NOH8 Campaign
Essa é uma campanha extremamente importante e um marco especial para a comunidade. Se trata de uma negativa à proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Sua origem vem dos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia, e está datada no mês de fevereiro, no ano de 2008. A sigla NOH8 significa sem ódio e o objetivo é justamente lutar contra o preconceito gratuito presente em muitas esferas na sociedade, que se escancara através da falta de direitos básicos para pessoas queer.
Os criadores são o fotógrafo Adam Bouska e seu parceiro Jeff Parshley, que tiveram a ideia de protestar contra a aprovação da absurda Proposition 8, cujo objetivo era proibir o casamento de pessoas do mesmo sexo na Califórnia.
As fotos mostram pessoas com a boca fechada com um adesivo e com o nome NOH8 pintado no rosto, criticando o empenho para silenciar e impedir que pessoas oficializem seu amor com seus parceiros de mesmo sexo.
E a iniciativa viralizou de tal forma que até mesmo celebridades de renome aderiram à campanha e tiraram fotos em apoio a iniciativa, seguindo a mesma estética, com a boca tampada por adesivos.
Até hoje essa é uma campanha de peso para a comunidade ao redor de todo mundo, promovendo conscientização e sendo força na luta pelos direitos LGBTQIAP+.
Conclusão
É extremamente importante a tomada de conscientização a respeito dos direitos de pessoas LGBTQIAP+. Mesmo se você não faz parte desse grupo, não deixe de apoiar a causa e abraçar as questões com carinho.
Se cada um fizer a sua parte, estaremos dia após dia mais próximos de uma sociedade mais igualitária, respeitosa e altruísta. O direito de um deve ser o direito de todos. A paz e a segurança devem estar presentes para todos.
Com união é possível viver em uma sociedade que não apresente mais números tão alarmantes de violência gratuita contra minorias. Essas são algumas das campanhas importantes para a comunidade, dentre tantas outros marcos históricos.