Organizando suas Economias para As Férias de Meio de Ano

Vista aérea com a Igreja de San Pedro e o Rio Guadalete - Arcos de la Frontera, Cádiz, Espanha

O ano está passando bem rápido e já chegou na metade dele. Com toda a correria do dia a dia, se trata de uma época que acompanha algo muito bom: as férias de meio de ano. E essa é uma boa oportunidade para quem precisa dar uma relaxada, se divertir e se livrar do estresse com o trabalho e outras obrigações.

Porém, para que esse momento não se torne mais um problema no meio de outros, em vez de uma oportunidade de descansar, é preciso se organizar e tomar cuidados para não perder as rédeas da situação financeira. Então confira algumas dicas para se planejar para as férias de meio de ano.

 

Tenha um orçamento

Para não descontrolar todas as suas finanças, se endividar e ainda correr o risco de comprometer o dinheiro das despesas, é muito importante definir o quanto poderá gastar com a sua viagem.

Depois de saber uma margem de quanto investirá no passeio, é hora de estimar os valores necessários para itens como acomodação, alimentação e transporte.

E a dica é justamente não fazer apenas o orçamento geral, mas sim dividir em subcategorias para se organizar melhor. Assim fica mais simples ter uma noção sobre quanto será necessário destinar a cada um dos itens que você separou.

 

Pesquise

Após saber quanto vai precisar para a sua viagem, você deve tirar um tempo para ir à procura dos preços. Nessa etapa, não poupe esforços para achar as melhores alternativas possíveis. Faça uma pesquisa muito bem detalhada sobre os valores de todas as categorias que incluiu no seu planejamento.

Durante essa pesquisa, você poderá achar as melhores opções de valores de transporte e de acomodação, por exemplo. E ela vai te ajudar não somente com relação aos valores, mas também pode ser uma grande aliada quando o assunto é otimizar o tempo.

Isso porque, pesquisando previamente, você poderá definir uma lista de locais onde deseja visitar e correr menos risco de ir embora sem ter conferido algum passeio interessante.

Além disso, é durante a pesquisa que você pode achar até mesmo pontos turísticos e outros locais com excelentes atividades gratuitas.

E é por tudo isso que a pesquisa é uma etapa que não deve ficar de fora do seu pré viagem de meio de ano. Ela pode ser uma grande aliada para otimizar tanto a organização das suas finanças, como também do seu tempo.

 

Separe em contas diferentes

Talvez você já tenha ouvido falar que “dinheiro na mão é vendaval” e isso pode mesmo ser uma verdade difícil de se conter. Têm pessoas que guardam dinheiro para viajar no meio do ano durante algum tempo, mas acabam não suportando a tentação e cedem a vontade de gastar com outras coisas que não sejam sobre a viagem.

E é por isso que guardar em uma conta separada, que você use menos, pode te ajudar a conter a coceirinha da vontade de torrar o dinheiro para as férias. Sem contar que, além de te ajudar a fugir da tentação, isso também pode te auxiliar a ter uma visão mais clara sobre como estão suas economias para o objetivo.

Assim você não mistura os valores com os de outras coisas, como os de despesas pontuais, e pode até ter mais ânimo para seguir firme juntando, já que verá seu esforço de forma mais nítida.

 

Cuidado com as dívidas excedentes

Se você guardou, ou está guardando, dinheiro para as férias de fim de ano, procure fugir de criar novas dívidas desnecessárias. Pode ser muito tentador fazer empréstimos para usar durante as férias, mas depois dos momentos de lazer isso pode ser uma tremenda dor de cabeça e você não quer isso.

E o mesmo vale para os cartões de crédito. Recorra a eles só se tiver emergências, caso contrário é melhor não se enroscar numa bola de neve de dívidas sem necessidade. Se cometer esses deslizes, irá comprometer o seu orçamento e não aproveitará os benefícios do seu esforço para juntar dinheiro antecipadamente.

 

Fique de olho

E durante a viagem você irá aproveitar muitos momentos de lazer e descontração, afinal você se esforçou bastante por isso. Porém isso não significa que deva ficar totalmente descompromissado com relação a questões sérias que envolvam o seu passeio.

Não deixe de acompanhar os seus gastos atentamente. Assim você ficará consciente de que irá permanecer dentro do orçamento e, em vez de retornar para casa com dívidas, vai levar somente boas lembranças e belas fotos.

 

Conclusão

Ter responsabilidade com as suas finanças evita muitas dores de cabeça e torna o pós viagem bem mais leve e satisfatório. Seja realista e responsável, porque essa é sim uma excelente oportunidade para se divertir e descansar, e muito merecida, mas pode ser ainda melhor se feita com cuidados indispensáveis.

Aproveite suas férias com planejamento. Leve em conta a individualidade da sua situação financeira e adapte as dicas a suas necessidades. Boas férias e juízo.

Clube de Ofertas Black Friday - Descontos o ano inteiro

destaques